Para além das bicicletas de carga com uma caixa à frente do ciclista, existem outras em que a "carga" é transportada atrás daquele: são as chamadas longtails.
Os vários relatos que podemos encontrar on-line, bem como os relatos de pessoas amigas, referem quase invariavelmente que uma bicicleta deste género praticamente substitui o automóvel: torna-se na Minivan da família.
Aqui estão alguns exemplos da versatilidade das bicicletas de carga de "cauda longa":
Se já tivermos uma bicicleta e quisermos torná-la numa verdadeira bicicleta de carga, podemos optar por comprar um Xtracycle FreeRadical que se adapta ao quadro da nossa bicicleta.
Estes são alguns exemplos de como pode ficar a nossa bicicleta depois da aplicação do FreeRadical:
Imagem retirada do website da Xtracycle, com a devida autorização
O vídeo seguinte, do fabricante, demonstra em que consiste a adaptação do FreeRadical à bicicleta:
Há ainda alguns vídeos que me parecem muito interessantes e que vale a pena serem partilhados - seguem abaixo.
Este FreeRadical não é dos mais recentes e não tem o descanso lateral que é, actualmente, um acessório fornecido com o kit básico. Para além disso, a bicicleta tem assistência eléctrica. Mas demonstra uma utilização saudável e bem disposta da bicicleta para levar as crianças à escola (um tema muito apreciado por mim).
Este vídeo demonstra a versatilidade da utilização da Xtracycle (em Portugal). Fica claro que apesar de ser uma bicicleta de carga, é bastante prática e é passível de ser transportada no comboio (pelo menos no da linha de Cascais). Os intervenientes do vídeo são pessoas conhecidas, o Bruno Santos e a Ana Pereira da Cenas a Pedal. Mas não é por isso que partilho aqui o vídeo: partilho-o porque acentua a diferença entre este tipo de solução e as bicicletas de carga como a Gazzelle Cabby ou a Bakfiets Cargo Bike, que muito dificilmente poderiam ser transportadas num comboio...
Sem comentários:
Enviar um comentário