sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bicicletas utilitárias de carga - Cabby e CargoBike

É comum dizer que há bicicletas para todos os gostos, mas estas bicicletas são mesmo diferentes... Permitem-nos fazer a nossa vida, mesmo com crianças, em Portugal (e não somente "lá fora") dispensando o automóvel para as actividades citadinas diárias!

Estas duas que aqui partilho são bicicletas chamadas de carga (por estarem preparadas para transportar grandes pesos). As que refiro abaixo permitem transportar as crianças e as compras (e outras coisas) à frente do ciclista.

Mas há outras em que a carga segue imediatamente atrás do ciclista. Este tipo de bicicleta costuma ser chamado de "cauda longa" (longtail). Tenciono fazer uma entrada para as longtail.


A Gazelle Cabby é conhecida por ser uma bicicleta de carga estreita, prática e leve (com 38,4 kg).

É verdade que não é propriamente uma bicicleta leve. Mas se considerarmos que tem a capacidade para transportar 200 kg (com o peso da própria bicicleta incluída), e de transportar no cesto da frente até 75 kg, justifica-se o reforço estrutural do quadro (que ajuda àquele peso de 38 kg).


A Bakfiets CargoBike é, talvez, a bicicleta de carga mais conhecida, pelo seu aspecto rústico e resistente.
 

Em termos de capacidade de carga, é superior à Cabby: 80 kg na caixa da frente, 50 kg no porta bagagens (atrás) e ainda, o peso do condutor e o da própria bicicleta, que pesa 44 kg. Tudo junto, poderá chegar aos 250 kg.

 Aqui está um exemplo da versatilidade desta bicicleta:



Há outras bicicletas deste tipo, como a Bullitt.





2 comentários:

  1. Boa! uma bicicleta e carro de mao ao mesmo tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Eu já andei com uma (cedida pela www.cenasapedal.com) e com os meus dois filhos dentro dela.
      Eu diria que é mais uma bicicleta e uma pick-up ao mesmo tempo.
      :)

      Eliminar