Estava com algum receio, porque a minha anterior experiência com a CP (Comboios de Portugal) foi um pouco estranha: não era possível comprar o bilhete na bilheteira, mas sujeitar-me à boa vontade do revisor (de me deixar ou não entrar com a bicicleta para a composição) que me vendeu o bilhete.
Como tinha um amigo meu que já vinha nesse mesmo comboio, com a bicicleta dele, fui à confiança.
Cheguei com alguns minutos de antecedência (o horário de partida era às 7:00), com a Vitória
O relógio da estação, a marcar as 6:56
A Vitória, aguardando pacientemente o comboio
A questão do bilhete ser vendido na composição, pelo revisor, não mudou nada.
Julgo que não me cobrou mais do que a minha passagem, pela viagem de nós os dois: € 5,60 pela viagem de Torres Vedras a Sete Rios.
O bilhete da viagem
Fiquei muito bem impressionado pelo facto de a composição em causa ter um espaço próprio para o transporte das bicicletas! E mais ainda pelo facto de todos os 4 apoios das bicicletas estarem tomados por passageiros.
Imagem das quatro bicicletas (duas de BTT, uma dobrável e a Vitória)
Devo dizer que a viagem foi relativamente confortável (o frio da manhã fazia-se sentir numa carruagem que parecia não ter qualquer aquecimento), mas um pouco demorada demais para a minha rotina habitual: cerca de uma 1h20m de viagem. Pelo menos não foi necessário mudar de comboio. Saindo em Sete Rios, o caminho até ao escritório foi muito simples, pela Estrada da Luz.
Quando comparado com a viagem de autocarro, o comboio ganha na praticabilidade (foi-me muito fácil colocar a bicicleta no comboio e, dentro deste, no compartimento destinado a esse fim). Julgo que em dias de chuva ganhará ainda mais em praticabilidade, porque no comboio é muito mais fácil retirar o equipamento de chuva (poncho ou impermeável) e pendurar a bicicleta no local adequado do que no autocarro (em que é necessário colocar a bicicleta no porão de carga e o espaço e tempo existentes para retirar o equipamento e colocar a bicicleta são todos fora do autocarro, onde, por vezes, está a chover...).
Ganha igualmente na paisagem que nos oferece (e na possibilidade de dormir durante mais tempo).
Ganha ainda, mas por muito pouco, na comparação directa do custo da viagem: paguei € 5,10 em vez dos € 6,05 do bilhete na Barraqueiro Oeste.
Sucede que, quanto a este ponto específico, a CP não disponibiliza um passe mensal e a Barraqueiro Oeste tem um, para Lisboa, que se fica por € 134,85, o que dá um custo por viagem de € 3,06 (€ 134,85 / 22 dias úteis / ida e volta).
Se ganha relativamente à praticabilidade, perde quanto ao tempo de viagem, pois a viagem na Barraqueiro Oeste demora cerca de 45m (com 1h20m da viagem do comboio quase consigo ir a Lisboa e voltar de autocarro). Perde também quanto ao conforto da própria viagem, pois o autocarro está sempre climatizado (salvo alguma avaria esporádica) e o comboio não.
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Passe no comboio só se fosse um urbano! :(
ResponderEliminarE no autocarro tens wifi gratuita?
Sim, é verdade, só nos urbanos é que há passe. No autocarro tenho Wi-fi gratuita, sim.
EliminarMais uma vantagem do autocarro, que podes transformar em tempo útil de trabalho (verificar emails, etc.)
Eliminarabr
Gostei de saber. É interessante a ideia, embora goste mais de viajar sem bicla.
ResponderEliminarTambém existe passe na CP. Acho que é 134,10€ https://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens/PDF/Passageiros/tarifario/regional/precos_assinaturas.pdf
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